Casa entregue às irmãs Carmelitas - 1953

1953


O Ginásio Santa Cruz foi criado no ano de 1953, em área anexa à capela de mesmo nome, na entrada do Maringá Velho. 

Administrado pelas Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna, atendia alunos e alunas devido a precariedade no ensino da jovem cidade. 

A procura por vagas aumentou rapidamente, principalmente por famílias residentes na Zona Rural da região. Como consequência, o internato era a alternativa mais viável para essas famílias, que até aquele momento precisavam transferir suas filhas para Jacarezinho ou Curitiba. Para atender a essa expectativa, uma promoção foi viabilizada por meio da doação de um boi holandês pelo empresário Mario Jardim. O recurso arrecadado com a rifa foi empregado na ampliação da escola. 

Essa estrutura foi entregue às irmãs Carmelitas em meados de 1953. No registro daquela solenidade, estão presentes da esquerda para a direita: assessores do então prefeito; as irmãs Isabel Padierna, Laura Amélia Lopez, Nativid, Maria Dolorez, Guadalup, Maria Elena, Iluminada Vadillo (em pé). Irmã Romany Castany (responsável geral da Congregação), o prefeito Inocente Villanova Júnior e sua esposa, Noêmia Mafalda B. Vilanova (sentados). 

Fonte: dissertação de mestrado - História e memória: da fundação do Colégio Santa Cruz de Maringá (1952), de Maria Madalena Sorato Gulla / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.