Espelho d'água da Catedral - Anos 1990

1990


A imagem data, possivelmente, do início da década de 1990. 

No primeiro primeiro plano aparece parte do espelho d'água da Catedral. Ao fundo surgem edifícios em construção, com destaque para o emblemático Royal Garden, que começou ser edificado anos antes. Com projeto dos arquitetos Francisco José Peralta e José Carlos Mendes Cardoso, as obras ficaram sob responsabilidade da Construtora Garsa, e as vendas pela CK Imóveis e Florense Empreendimentos Imobiliários.

Devido a dificuldades financeiras, os trabalhos foram paralisados. Coube ao agricultor e líder do setor em Maringá, Joaquim Romeiro Fontes, assumir a função de presidente da comissão de condômino para concluir o empreendimento.

Mesmo após um incêndio ocorrido em sua fase estrutural, o edifício foi inaugurado em 1998. Com 140 metros de altura (16 a mais do que a Catedral), 40 andares – sendo um apartamento por pavimento - e elevador panorâmico, o Royal Garden é considerado um dos residenciais mais altos do Paraná.

Quanto a praça da Catedral, este logradouro foi remodelado ao longo dos anos 1970, vindo a ser inaugurada em 7 de novembro 1982. Com área total de 65.000 m², passou a contar com espelho de água construído em volta do templo, contendo quatro fontes luminosas, cada uma com 81 jatos de água com altura máxima de 8 metros, além 20 projetores subaquáticos. O projeto da nova e belíssima praça foi autoria de Claudinei José Vecchi, então arquiteto da Coordenadoria de Planejamento, Urbanismo e Habitação da Prefeitura de Maringá. Um novo plano paisagístico também foi implantado, com plantio de grama e árvores.

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.