Paulo Pimentel em campanha por Maringá - 1965

1965

As eleições estaduais no Paraná de 1965 aconteceram em 3 de outubro. 

Os primeiros movimentos da sucessão estadual apontavam a predileção do governador Ney Braga em indicar seu vice, Afonso Camargo. Contudo, o lançamento da candidatura oposicionista de Bento Munhoz da Rocha Neto, cunhado do então governador e responsável pelo início da carreira política do mesmo, levou ao reexame das circunstâncias e assim o diretório estadual do PDC uniu-se em torno do empresário Paulo Pimentel.

Paulista de Avaré, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1952. Trabalhou como diretor da Usina Central do Paraná pertencente ao seu sogro, João Lunardelli, e fixou residência em Porecatu até que engajou-se na eleição estadual de 1960, quando Ney Braga foi eleito governador. Cinco anos mais tarde, o próprio Paulo Pimentel chegou ao governo em eleição direta. A partir de então foi inaugurado uma era de governadores biônicos cuja ciclo terminaria em 1982, graças à vitória de José Richa.

Tendo Plínio da Costa como seu vice, Paulo Pimentel (PTN) obteve 518.971 votos (53,05%) enquanto que seu adversário político, Bento Munhoz da Rocha Neto, ao lado do vice Rafael Rezende, contabilizou 459.282 votos (46,95%). 


A imagem mostra o comício do candidato Paulo Pimentel em frente ao seu comitê, em Maringá. Da esquerda para a direita aparecem os seus apoiadores locais: Anníbal Bianchini da Rocha, o prefeito Luiz Moreira de Carvalho, João Paulino Vieira Filho e Túlio Vargas. 

Fontes: Acervo da família de Luiz Moreira de Carvalho / Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.