Estacionamentos nos canteiros da avenida Brasil - 1966

1966


Em 2012, comerciantes da região central de Maringá foram contrários a retirada dos estacionamentos transversais do canteiro central da avenida Brasil. Popularmente conhecidos como "espinhas de peixe", em meio a polêmica, alegavam que a redução de vagas para veículos prejudicaria suas vendas. 

Aquele assunto não era novidade. Em junho de 2000, a então DNP Pesquisas, vinculada ao grupo O Diário do Norte do Paraná, divulgou resultados de uma pesquisa mostrando que 70% dos entrevistados já eram contra essa transformação. De toda forma, a Prefeitura Municipal finalizaria a retirada das "espinhas de peixe" no início de 2014, quando as substituiu por ciclovias e projeto paisagístico. 

Quem acha que a polêmica permeou apenas a retiradas das vagas, engana-se. Também houve tensões na época de suas obras. Em março de 1966, a Folha do Norte do Paraná trouxe a manchete: "Canteiros do Centro vão sumir". A matéria explicou que uma comissão, nomeada pelo então prefeito Luiz Moreira de Carvalho, havia elaborado estudos para um novo modelo de estacionamento público. Visando acomodar o crescente número de veículos, os canteiros centrais da avenida seriam retirados. Na oportunidade, parte da população não ficou satisfeita com aquela mudança. 

Fontes: Folha do Norte do Paraná de 26 de março de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.