Acampamento de agrimensores da Companhia - 1939

1939

Onde ficam hospedados os profissionais que trabalham numa cidade que ainda não existe? Acampados na mata, caso levemos em conta o exemplo de Maringá. 

Incrustada no meio da mata, a futura cidade ainda não tinha nenhuma infraestrutura. Os profissionais agrimensores não tinham outra opção a não ser acampar em barracas que, além de dormitório, serviam também como área de trabalho, proteção para ferramentas e outros equipamentos e  abrigo para as intempéries climáticas. 

O agrimensor é o profissional que determina os limites legais das propriedades, sejam elas rurais ou urbanas. Seu papel principal é coletar, organizar e fornecer dados para documentos legais, tais como laudos técnicos para a construção civil ou projetos de minas e energia, entre outras especificidades.

A imagem mostra as barracas e os profissionais em seu entorno, em plena labuta. Nota-se, no centro da cena, o teodolito, instrumento utilizado para medir  ângulos verticais e horizontais com grande precisão e  determinar distâncias geográficas. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.