Cartaz do filme "Filho de El Cid" - Década de 1960

1960


Um dos mais importantes trabalhos para o cinema nas décadas de 1940 a 1960 era o de cartazista. Trata-se do profissional que reproduzia peças gráficas para que fossem divulgadas em diversos espaços. Era comum que essas pessoas atuassem localmente, por intermédio de salas de cinema de rua, muito requisitadas e frequentadas pelo grande público. 

A imagem mostra o ateliê de pintura de cartazes do Cine Horizonte em 1969. No destaque, Inácio, Paulinho e Dário Angelo exibem com orgulho a arte do cartaz do filme "Filho de El Cid", que teve como protagonista o ator Mark Damon. Dirigido por Vittorio Cottafavi, trata-se de um filme de aventura histórica ítalo-espanhol-alemão lançado em 1964. Em 2004, o longa foi restaurado e exibido como parte da retrospectiva "Storia Segreta del Cinema Italiano: Reis italianos dos Bs" no 61º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Outra informação importante que a peça gráfica apresenta é a tecnologia Scope Color. O CinemaScope é uma série de lentes anamórficas que foram usadas de 1953 a 1967, e com menos frequência posteriormente, para filmar filmes widescreen que, crucialmente, poderiam ser exibidos em cinemas por meio de quaisquer equipamentos existentes, desde que com pequenas adaptações. 

Fontes: Grupo - Maringá em Imagens / Contribuição de Ricardo Abe e Dário Angelo / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.