Ampliações na Igreja São José Operário - Década de 1960

1960

Em 1948, a capela São José Operária foi fundada. Mas, a pedra fundamental da futura igreja em alvenaria foi lançada apenas no mês de maio de l950. No dia 14 de agosto de 1954, Dom Geraldo de Proença Sigaud, então bispo de Jacarezinho, criou a Paróquia de São José Operário, desmembrando-a da Paróquia Santíssima Trindade, atual Nossa Senhora da Glória de Maringá. Foi naquele momento que ocorreu a inauguração da nova estrutura, que apresentava uma arquitetura barroca, mas mantinha ainda os fundos do prédio em madeira. 

A Paróquia São José Operário foi instalada por ocasião da visita pastoral de Sigaud, que deu posse ao padre Agostinho Klingen como  primeiro vigário da Vila Operária. Em 20 de novembro de 1955, o padre Benno Wagner assumiu a paróquia como vigário, junto do padre Osvaldo Rambo. Ambos jesuítas, deram  prosseguimento na organização dos trabalhos eclesiásticos.

Em 21 de julho de 1956 foram recepcionadas as irmãs da Congregação do Santo Nome de Maria, que iniciaram suas atividades apostólicas: catequese, Colégio Santo Inácio, Casa Regional, Creche Menino Jesus, Noviciado Rainha da Paz, dentre outras.

No dia 20 de Janeiro de 1957, em Ribeirão Preto, São Paulo, Dom Jaime Luiz Coelho foi consagrado o primeiro bispo de Maringá. Em março, Dom Jaime foi recepcionado no aeroporto local. No caminho para a Catedral fez a sua primeira parada, sendo acolhido na Paróquia São José Operário. No mês de outubro de 1958, o bispo promoveu a sua primeira visita pastoral à Paróquia.

A estrutura com características barrocas foi demolida em julho de 1969, passando a dar espaço a um prédio maior. O madeiramento que restava da antiga capela foi comprado pela Mitra Diocesana, que o utilizou para a construção da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro do Aeroporto.

Em abril de 1971, as novas estruturas da Igreja São José Operária foram rebocadas e pintadas. 


A imagem mostra a fase em que as paredes do novo templo eram construídas em volta da antiga estrutura. O registro data do final dos anos 1960. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.