Feliz ano novo - 1954

1954

Um dos grandes desenhistas e artistas plásticos de Maringá, sem dúvidas, é o alemão Edgar Osterroth. 

No início da década de 1950, Osterroth atuou como projetista no departamento de topografia da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Foi nessa época que criou várias concepções, em formato de caricaturas, sobre a colonização dessa região. 

No detalhe, uma peça que foi concebida para desejar feliz ano da virada de 1953 para 1954. Ao fundo, a produção industrial representando o progresso. No primeiro plano, cinco personagens com suas respectivas características: uma senhora mais velha representando a CMNP; Londrina aparece como uma jovem mulher; Umuarama ainda é um bebê; Maringá é uma jovem moça e carrega consigo uma régua na mochila, representando o planejamento urbano; Cianorte é uma criança. 

Além da colonizadora, destacou-se as quatro cidades-polo concebidas dentro dos 545 mil alqueires paulistas distribuídos pelo Norte e Noroeste do Paraná: Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. 

Fonte: Acervo Família Bianchini / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.