Jornalistas analisam os candidatos - 1996

1996


A imagem é uma matéria de abertura de página de O Diário do Norte do Paraná, onde contém a análise de jornalistas sobre quem seria o vencedor das eleições municipais de 1996. Essas análises eram muito comuns nos jornais impressos, sobretudo em relação aos pleitos locais. O vencedor naquele ano foi Jairo Gianoto da Coligação Liberdade e Trabalho.

A matéria de 18 de setembro daquele ano, assinada pelo repórter Antônio Roberto de Paula, apresenta a análise dos jornalistas Dirceu Herrero (Acim), Sérgio Guilherme (assessor da Câmara Municipal, e que atualmente assina como Sérgio Gini), Silvio Rocha (repórter da TV Independência), Luiz Fabretti (radialista da Rádio Atalaia e apresentador do Jornal da Manhã da TV Maringá), Edson Lima (editor de O Diário e da coluna Dia a Dia), Verdelírio Barbosa (proprietário do Jornal do Povo) e Hélio Nudi (gerente geral da TV Maringá). 

“Um quadro totalmente indefinido. Assim analisam os profissionais de imprensa, que não estão fazendo assessorias para os candidatos a prefeito, entrevistados pela reportagem de O DIÁRIO sobre a sucessão municipal em Maringá. Faltando 15 dias para as eleições, ninguém se arrisca a apontar um vencedor.

Silvio Barros (PFL), Jairo Gianoto, da Coligação Liberdade e Trabalho, e Joel Coimbra, da União por Maringá, não necessariamente nesta ordem, são os favoritos na avaliação dos entrevistados. Esta análise, comentando as possibilidades de vitória destes candidatos, longe de ser uma torcida ou esperança, é a constatação do que foi apresentado nas poucas pesquisas liberadas pela Justiça eleitoral e pelo contato direto destes profissionais diariamente com a população e com os comitês de campanha.

 Alguns ressaltam exemplos de autênticas zebras, que acabaram vencendo na reta final. O veto da Justiça Eleitoral às pesquisas impede que o eleitor avalie o desempenho de seu candidato e aumenta a boataria em torno dos percentuais. Entre os entrevistados, uma certeza: a incerteza de quem será o vencedor”. 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná de 18 de setembro de 1996 / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.