As janelas tortas do Edifício Guinza - 2008

2008


Se não é um ponto turístico, com certeza é mais uma curiosidade da “Cidade Canção”. O Edifício Guinza fica na rua Piratininga, no centro de Maringá. De longe, não chama muito a atenção. De perto, percebe-se algo estranho. As janelas estão tortas propositalmente, como podemos observar nessa foto de Rildo Herrera, da RPC. 

O Edíficio Guinza tem seis andares e 48 apartamentos. Do total de janelas, 16 foram projetadas e instaladas de forma incomum. Em novembro de 2019, a síndica do prédio foi entrevistada por Luciane Cordeiro, do portal G1 PR.

“Quando comprei o apartamento na planta não percebi que algumas das janelas seriam instaladas desta maneira. Apenas uma proprietária disse que viu que seria assim no projeto arquitetônico”, contou a síndica Eliana Ribeiro.

O prédio foi entregue no fim de 2008 e, na época, foi pintado de cinza e os beirais das janelas receberam a cor laranja para dar destaque. Recentemente, o condomínio ganhou uma nova camada de pintura, desta vez cores mais neutras foram escolhidas.

“A primeira coisa que fui ver no apartamento a hora que peguei as chaves foi se a janela era reta, não queria ela torta. Tive sorte. Quando conversamos com o arquiteto ele disse que o prédio tinha design moderno e que não tinha problema as janelas serem deste jeito”, lembrou Eliana.

Os proprietários tiveram um único inconveniente. Ao mandaram fazer as janelas de vidro, para que ficassem todas as unidades com o mesmo padrão, a empresa precisou adaptar o projeto das estruturas metálicas. “Por causa desse diferencial, o edifício é um ponto de referência. Não tem quem não passe e não olhe para cima ou quem não saiba onde o prédio fica. É uma arquitetura moderna”, brinca a síndica do edifício Guinza.

Fontes: Portal G1 PR / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.