Primeira colheita de café na Fazenda Maringá - 1949

1949


Para os estudiosos da história de Maringá, fato conhecido é que a cidade tem duas datas de aniversário. A maioria considera a data de 10 de maio de 1947, que corresponde ao momento em que a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) iniciou a venda de lotes na região conhecida como Maringá Novo. Outros consideram a emancipação do município como a data oficial, baseado na Lei Estadual nº. 790, promulgada no final de 1951. Independente disso, em 1949 já havia colheita de café na região, como mostram as imagens. 


O proprietário da lavoura era Alfredo Werner Nyffeler, suíço da Basileia, emigrou para o Brasil em 1923, aos 16 anos. Adquiriu lotes onde ficam hoje os bairros Vila Morangueira e Jardim Alvorada no ano de 1942. Alguns anos depois assumiria a gerência da CTNP. 

A Fazenda Maringá era acessada, principalmente, pela Estrada Morangueira através das atuais rua Marechal Cândido Rondon e avenida São Domingos, vias que dão acesso aos bairros que se instalaram ali após o loteamento. Até a década de 2010 era possível observar casas de madeira pertencentes aos trabalhadores da Fazenda Maringá, próximo ao Parque Alfredo Nyffeler, em homenagem ao dono da terra. 


As imagens mostram o cafezal carregado e intensa movimentação de trabalhadores. A lavoura de café é um tipo de cultura que emprega mão de obra diversificada e durante o ano todo, haja vista as diversas etapas do processo desde o plantio até o beneficiamento. Os registros ainda dão destaque à presença da mão de obra feminina, estando as mulheres em maior número e sendo elas as responsáveis pela retirada do fruto das árvores. Aos homens, em menor número,  era destinado o trabalho de carregamento e transporte do produto.

Durante as festividades de aniversário da cidade, em de de maio de 1957, Alfredo Nyffeler recebeu o título de Cidadão Honorário de Maringá. A titulação aconteceu por força da Lei nº. 33, promulgada durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz.

Alfredo Nyffeler morou na avenida Brasil, na altura da avenida Duque de Caxias, durante 28 anos, entre as décadas de 1940 e 1970. Após a sua mudança em 1972, o imóvel ocupado pelo gerente da colonizadora foi desmontado e transferido para a avenida Colombo, no interior do campus da UEM - Universidade Estadual de Maringá. Hoje o prédio abriga o Museu da Bacia do Paraná, inaugurado em 1984.

Em 2016 esta edificação recebeu proteção por meio do tombamento como Patrimônio Histórico Municipal a ser preservado. 

Quanto a Alfredo Werner Nyffeler, suíço, faleceu em 16 de março de 2001, aos 94 anos.

Fontes: Acervo Maringá Histórica, Gerência de Patrimônio Histórico (Coleção João Matheus). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.