Almoço de Dom Jaime e correlatos - 1979

1979

A foto mostra Dom Jaime, uma das figuras mais influentes na história de Maringá, em um almoço-homenagem. O bispo, único de óculos, senta-se ao centro da mesa. Ao seu lado esquerdo (direito da imagem) está a sua mãe, a sra. Guilhermina Cunha Coelho. Estão presentes também as professoras Alice e Maria Coelho, a senhorita Vânia Lúcia, Sr. Arlindo de Paula Coelho e a Sra. Maria Mendonça Coelho Pinto. O almoço foi realizado na área externa de um espaço de cozinha árabe. O registro foi realizado em 1979 e publicado na Revista Aqui de janeiro daquele mesmo ano. 

Jaime nasceu  na cidade de Franca, São Paulo, em 26 de julho de 1916, filho de João Amélio Coelho e dona Guilhermina . Em Campinas, cursou o seminário menor, depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na capital do estado de São Paulo. Ordenou-se bispo em 1941 na Catedral de Ribeirão Preto, e, em 1956, foi designado para a recém-criada diocese de Maringá. 

Sendo o primeiro bispado de Jaime e o primeiro bispo de Maringá, as relações entre o vigário e o Município foram profundas e de grande identificação de ambos os lados. O bispo tinha como lema episcopal "In Omnibus Christus" que significa “Cristo em todos”.

Jaime atuou intensamente em diversos setores da sociedade. Além de comandar os católicos com seu carisma e profundidade teológica, foi um homem dos negócios: na comunicação foi proprietário da Folha do Norte, e emissoras de TV, na assistência social participou da administração de abrigos e albergues), na educação foi um dos fundadores da UEM e dirigiu o curso de Ciências Econômicas, em uma faculdade estadual que a precedeu, dentre outras áreas. Dom Jaime também foi idealizador do principal monumento arquitetônico da cidade, a atual Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, inaugurada em 10 de maio de 1972, mas que foi concluída mais tarde. 

Após cerca de vinte anos de bispado, em 1979, por meio de esforços de Dom Jaime e do desenvolvimento que a região apresentava, Maringá foi elevada à categoria de Arquidiocese. Em 20 janeiro do ano seguinte, foi promovido à categoria de Arcebispo, onde permaneceria mais dezessete  anos.  Em 1997 passou a direção a Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, que tornou-se arcebispo de Maringá. Dom João Braz de Aviz foi o terceiro a ocupar a função na diocese, seguido de Dom Frei João Mamede Filho, e, atualmente, Dom Frei Severino Clasen, ordenado em 2020. 

Dom Jaime Luiz Coelho faleceu em Maringá no dia 5 de agosto de 2013, aos 97 anos, vítima de insuficiência renal crônica. 

Fontes:  In Memorian - Arquidiocese de Maringá, Acervo Maringá Histórica, Revista Aqui Jan/79, Gerência de Patrimônio Histórico (GPH). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.