Espátula utilizada pelos príncipes do Japão - 1978

1978

A diversidade étnica de Maringá é ampla em suas origens. Além de ter recebido pioneiros de praticamente todos os estados brasileiros, a cidade também acolheu imigrantes de diversas nacionalidades, sendo os japoneses uma das comunidades mais expressivas. 

As relações entre Maringá e Japão ultrapassam os movimentos migratórios e se desdobram em relações políticas internacionais. Maringá e Kakogawa, no Japão, são oficialmente Cidades-Irmãs perante a legislação dos dois países. Durante o governo do prefeito Adriano José Valente (gestão 1969-1973) foi promulgada a lei de nº. 946, de 05 de outubro de 1972, que oficializou a relação de irmandade das duas cidades.

Maringá enviou duas missões internacionais à Kakogawa, a primeira realizada em 1975  e uma segunda missão no ano de 1979.

Já no ano de 1978 comemorou-se 70 anos da imigração japonesa no Brasil e foi a vez de Maringá receber a visita oficial do império japonês, representado pelo príncipe Akihito e a princesa Michiko. O casal desembarcou no Aeroporto Regional Gastão Vidigal no dia 20 de junho de 1978. 

A relevância da missão atraiu autoridades nacionais, como o governador em exercício do Paraná, o Sr. Jayme Canet Júnior e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, todos em cumprimento de agenda oficial em solo maringaense para recepção ao Casal Imperial. 

Durante a visita, o príncipe participou do lançamento da pedra fundamental da ACEMA -  Associação Cultural e Esportiva de Maringá e da inauguração do Jardim Japonês no Parque do Ingá. 

Como parte da agenda daquela solenidade, o então prefeito João Paulino Vieira Filho (gestão 1977-1982) viabilizou um ato simbólico da visita do casal imperial e pediu-lhes que plantassem ali no jardim uma muda de Ipê. A primeira dama de Maringá, a senhora Branca de Jesus Camargo Vieira preparou uma espátula de prata que foi usada pela princesa Michiko Shoda para plantar a muda.  

A espátula foi doada ao Museu Municipal Hélenton Borba Cortes e está exposta como item da Exposição Elas no Acervo, no Teatro Calil Haddad. 

Queres ver como era o local antes do Jardim Japonês? Clica aqui

O trono imperial hoje é ocupado por Naruhito, filho de Akihito e Michiko que estão como imperadores eméritos, ou seja, que já encerraram o exercício de suas funções. 

Fontes: Acervo da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Museu Municipal Hélenton Borba Côrtes / Acervo Maringá Histórica. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.