1978
Os primeiros imigrantes orientais chegaram por aqui ainda no final da década de 1930. Algumas dessas famílias se instalaram na região conhecida como estrada Guaiapó, próximo à gleba Sarandy. A maioria deles atuou com o cultivo do café, vindo inclusive a empreender com a compra e venda desta cultura. Também houve aqueles que beneficiaram arroz e demais produtos do campo. Outros nipônicos entraram no ramo automotivo e de recauchutagem. Enfim, tiveram intensa participação na economia local.
A historiadora France Luz registrou que entre 1938 e 1973, os asiáticos representaram quase 3% de todos os compradores de lotes de Maringá. Ao melhor interpretar este dado, constatou-se que, logo após os brasileiros, os japoneses, seguidos dos portugueses, foram a nacionalidade mais representativa no quadro de pioneiros da cidade. Não por menos, a sociedade nipônica passou a se organizar por meio de entidades que foram criadas ainda na década de 1940, como é o caso da Maringá Nihonjin Kai, que era a Associação dos Japoneses de Maringá que representava 65 famílias de imigrantes.
Um braço da Nihonjin Kai nasceu em 1947, proveniente da geração jovem nipo-brasileira aqui estabelecida. Trata-se da Sociedade Cultural Esportiva de Maringá, a Socema, que foi instalada em duas áreas. A área social e administrativa e a escola japonesa tinham entrada pela rua Evaristo da Veiga. O terreno ia desde a rua Marechal Floriano Peixoto até a rua Francisco Glicério. Já a área esportiva, onde ficava o campo de beisebol, estava entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Evaristo de Veiga e a avenida Colombo.
Em 1972, essas duas entidades foram incorporadas e transformadas na Associação Cultural e Esportiva de Maringá, a Acema. Não por menos, naquele mesmo ano o prefeito Adriano José Valente declarou por força de lei irmandade com a cidade de Kakogawa, no Japão. A partir daquele gesto diplomático, uma estreita relação política e econômica se abriu com o país do Sol Nascente, de onde passaram a visitar Maringá uma série de comitivas empresariais. O mesmo teve início com ida de líderes maringaenses para o Oriente.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.