Título de Cidadão Honorário de Maringá a Alfredo Werner Nyffeler - 1957

1957

Por meio da Lei Municipal nº. 33/57, o então prefeito Américo Dias Ferraz outorgou ao gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), Alfredo Werner Nyffeler, o título de Cidadão Honorário de Maringá. 

A solenidade se deu nas instalações do Paço Municipal em 10 de maio de 1957, na presença de diversas autoridade e da diretoria da CMNP. O evento fez parte do calendário oficial das festividades do décimo aniversário da cidade. 

Na imagem, o prefeito entrega o diploma ao homenageado. À esquerda aparece o diretor-presidente da colonizadora, Gastão de Mesquita Filho. 

Dois anos depois desse reconhecimento oficial, a relação entre o Poder Executivo e a CMNP iria entrar em rota de colisão devido ao descaso de Ferraz pelo Município. 

Alfredo Werner Nyffeller nasceu em Basileia, na Suíça, em 16 de agosto de 1907. Chegou ao Brasil com os pais em 1923, com 16 anos. Vieram em busca de terras verteis.

Depois de período de residência no Rio de Janeiro, mudaram-se para Cambará, no Paraná, onde conheceu sua futura esposa, Silvia Cecília. Em 1942 comprou uma vasta área em Maringá, entre os atuais Jardim Alvorada e Vila Morangueira. Deu nome de Fazenda Maringá e ali formou sua plantação de café. 

Em 1947, fixou residência na cidade, onde passou a gerenciar o escritório da então Companhia de Terras Norte do Paraná que, anos depois, mudaria sua razão social para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

Alfredo Nyffeler faleceu em 16 de março de 2001, aos 94 anos. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.