Curso Pernambucano de Ensino - Década de 1950

1950


Eis uma grande raridade, embora com pouca nitidez. 

Trata-se da sede do Curso Pernambucano de Ensino, de propriedade do professor Miravan Barlavento Salles (PSP), que foi eleito vereador na segunda legislatura do Município, sendo autor da lei que criou a Biblioteca Pública de Maringá em 1957. 

Segundo contribuição de Orlando Lino Gualda Vanalle, a sede do Curso Pernambucano ficava na rua Aquidaban (hoje Néo Alves Martins), nº 1.349. Antes, o estabelecimento teria funcionado na esquina da avenida Herval com essa mesma rua. Naquela época, o prédio deste primeiro endereço pertencia a seu pai, Salvador Gualda Lopes, onde mantinha a sua alfaiataria.

Orlando Lino Gualda Vanalle, que desde cedo trabalhou como engraxate, também foi aprendiz no Itaú, Banestado e no ramo de comercialização de café. Depois prestou concurso para o  IBC, e, posteriormente, na Receita Federal, onde se aposentou.

Fontes: Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.