Aula inaugural com Roberto Freire - 1990

1990


Uma aula inaugural, ou magna, foi promovida com o advogado e então deputado federal Roberto Freire, em 1990. O evento reuniu centenas de alunos, professores e simpatizantes na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao fundo da segunda imagem aparece o então reitor da instituição, o prof. Fernando Ponte de Sousa. 

Nascido em uma família humilde de Recife, no dia 20 de abril de 1942, Roberto João Pereira Freire começou a militar na política em 1962, quando era estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. 

Participou pela primeira vez de uma eleição em 1972. Candidato a prefeito de Olinda pelo então MDB, foi o mais votado, mas perdeu para a soma dos votos das duas sublegendas da ARENA. O primeiro mandato, de deputado estadual, foi conquistado em 1974 pelo MDB. Protagonizou vários embates na luta pela redemocratização. Por sua conduta combativa e de princípios, foi considerado pelos jornalistas do comitê da Assembleia como um dos mais destacados políticos da legislatura.

A partir da experiência em Pernambuco, e, considerado um dos expoentes da esquerda nordestina, Freire começou a sua carreira em âmbito nacional. Elegeu-se para quatro mandatos sucessivos de deputado federal, primeiro pelo MDB/PMDB e depois pelo PCB.

Na Câmara dos Deputados foi vice-líder do MDB de Freitas Nobre e Ulisses Guimarães. Participou ativamente dos trabalhos das comissões – sobressaindo-se dentre elas a que tratou da Lei da Anistia. Tornou-se o líder do governo Itamar Franco, após a destituição de Fernando Collor de Mello. 

Ao longo de sua vida pública, Freire destacou-se na luta pelo fim da ditadura e pela retomada da democracia, sempre defendendo amplas alianças políticas e criticando os segmentos da esquerda menos favoráveis a acordos e composições com setores da direita política. Também preconizou, nessa perspectiva, a adoção de práticas de democracia direta – o plebiscito, o referendo e os projetos de lei iniciativa popular, princípios consignados na Constituição de 1988.

Em 1994 conquistou uma vaga como senador e, em 2002, regressa à Câmara para o seu 5° mandato como deputado federal.

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo do Congresso Nacional / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.