1970
A imagem mostra parte do interior do Cine Maringá em 1970. Instalado na avenida Getúlio Vargas, o estabelecimento cedeu espaço para que fosse realizada a cerimônia de formatura dos cursos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá. Na outra foto vemos uma das formandas daquele evento, Iraci Girardi.
Criada pelo Governo do Estado por meio da Resolução nº 59/66, o funcionamento da instituição foi autorizado em caráter condicional. A partir do Parecer nº 21, em 29 de dezembro daquele mesmo ano, que ela seria formalizada como faculdade.
Aquela foi mais uma iniciativa de lideranças educacionais da cidade, como os professores Walter Pelegrini, Dalton Moro, Amaury Meller, Marli Marçal dos Campos, dentre vários outros. O Colégio Marista acabou sendo utilizado como sede da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá.
Em 1969, junto de outras duas faculdades - de Ciências Econômicas e de Direito, autoridades e a comunidade local conseguiriam justificar e viabilizar a criação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Fontes: contribuição e acervo de Hélio Presa / Grupo Maringá, História e Algo mais / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.