Segue em ritmo acelerado a digitalização do acervo da memória empresarial de Maringá

2022


Iniciado em maio deste ano, o projeto "Preservação da memória empresarial de Maringá: digitalização do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson", que conta com o patrocínio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, mantém acelerado ritmo. Até a presente data foram digitalizados 32 mil itens. 

Com equipamentos de ponta, a equipe coordenada pelo Maringá Histórica irá catalogar, indexar e digitalizar mais de 84 mil documentos impressos, desde fotos, clipagens, atas, registros diversos até revistas e outros informes mantidos pela história da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). 

Esse acervo será virtualizado, ou seja, disponibilizado em uma aba do site do Maringá Histórica para pesquisas futuras, bem como no site da própria ACIM. 

O trabalho de digitalização vem sendo desenvolvido pela Sinergia Editora, já a parte do sistema de plataforma web, com apurado campo de busca e exclusivo ambiente digital com reconhecimento óptico de carácteres, é de responsabilidade da Nova Inteligência. 


Para o gestor do projeto, Miguel Fernando, essa é uma experiência inédita em Maringá. "Embora diversas instituições já tenha feito algumas etapas de digitalização de seus documentos, nenhuma ainda havia promovido toda a virtualização de seu acervo, disponibilizando-os em ambiente para buscas pela internet. É um grande passo que a ACIM dá, provando que, de fato, faz parte da história local. Obviamente, este trabalho só foi possível graças à Lei Nacional de Incentivo à Cultura e ao patrocinador, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná". 

A expectativa dos organizadores é que até o final deste ano a plataforma esteja no ar. 

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Apoio: ACIM

Realização: Maringá Histórica, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.