Primeira reunião da Câmara de Vereadores - 1952

1952

Uma Câmara Municipal é o órgão responsável pela elaboração de leis, visando ao bem estar e a organização social de uma cidade. São formadas por cidadãos eleitos pelo povo, em pleito regular, que, investidos de mandato, constituem o Poder Legislativo.

Maringá formou a sua primeira Câmara em 1952, quando o município efetivou sua emancipação por desmembrar-se de Mandaguari. Funcionou no edifício do Restaurante Lord Lovat, de propriedade de Herbert Mayer, localizado na avenida Tiradentes, nº 253. Depois, a Câmara passou a ocupar o Edifício João Tenório Cavalcanti, na avenida Duque de Caxias,  salas 6 a 11.

A imagem é um registro histórico da primeira reunião dos vereadores eleitos. Aparecem, da direita para a esquerda, Napoleão Moreira da Silva, Basílio Sautchuk, Cezar Haddad, Arlindo de Souza, Mário Urbinati, José Mario Hauare, Joaquim Pereira de Castro e Jorge Ferreira Duque Estrada. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Reginaldo Benedito - Câmara Municipal de Maringá: 60 anos: 1952-2012. 1.ed. Maringá: Ed Câmara Municipal de Maringá: Ed. Carlos Alexandre Venancio. 2014.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.