Praça Raposo Tavares - 1957

1957

A praça Raposo Tavares recebe esse nome em homenagem a Antônio Raposo Tavares, “o Velho”, que foi um sertanista português, bandeirante polêmico, que expandiu as fronteiras brasileiras, percorrendo 10 mil km de São Paulo ao Pará, e definiu as linhas de fronteira do Brasil. 

Localizada próxima à avenida Brasil, no centro do Maringá Novo, era um ponto badalado da cidade, onde a população podia sentar e ouvir o rádio por meio dos alto-falantes espalhados pelas ruas. Era próxima da praça da Rodoviária (hoje  Napoleão Moreira da Silva) e atualmente fica ao lado do terminal de transporte urbano. Foi e ainda é um ponto de encontro da população. 

Na década de 1950, o local ficou conhecido como praça do Relógio, devido ao fato de o então prefeito Américo Dias Ferraz ter instalado um relógio sobre uma estrutura metálica em frente desse logradouro, na avenida Brasil.

Na imagem é possível ver elementos icônicos da história de Maringá. Ao fundo vemos a Organização Mercúrio LTDA, o Banco Commercial do Estado de São Paulo, o Pigalle Hotel e o Palace Hotel. Em plano médio nota-se um ônibus da Viação Garcia e os bancos de concreto cobertos de propaganda publicitária e uma cidadã usando vestido e cardigã. 

Em primeiro plano, estendendo-se por toda a imagem e elevando-se no lado direito, está a fonte luminosa, inaugurada em 10 de maio de 1957, e que constitui um marco na memória dos moradores mais antigos da cidade. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Reginaldo Benedito Dias - Câmara Municipal de Maringá: 60 anos: 1952-2012. 1.ed. Maringá: Ed Câmara Municipal de Maringá: Ed. Carlos Alexandre Venancio. 2014.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.