Sacada do Grande Hotel - 1957

1957

Ver a paisagem de Maringá com a Catedral ainda em madeira é uma imagem nostálgica para muitos dos antigos habitantes. 

A foto foi publicada na revista Isso é Maringá, veiculada em comemoração aos dez anos da fundação da cidade. O Grande Hotel Maringá teve sua construção finalizada em setembro de 1956, e era um espaço de luxo e status social. No detalhe, a varanda do hotel repleta de cadeiras de descanso e mesas.  

Infelizmente, nenhum dos dois espaços podem ser visitados hoje em dia. A Catedral de madeira foi desmontada em 1973, após a inauguração da Catedral em alvenaria, tendo sua madeira sido destinada à construção de casas populares no Núcleo Social Papa João XXIII. 

O Grande Hotel Maringá, depois renomeado de Hotel Bandeirantes, ainda está de pé, e permanecerá assim graças à Lei estadual que o tomba como patrimônio arquitetônico estadual, desde 2005 (Processo nº 002/2004 da Lei nº 1.211/1953). No entanto, o prédio está fechado desde então. Projetado por  José Augusto Bellucci, o hotel foi palco de diversos eventos da história de Maringá. 

Conheça mais sobre a história do Hotel aqui.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.