Monsenhor Kimura - Década de 1960

1960

A igreja católica faz peregrinações e missões catequistas no Japão desde o século XVI, por meio do envio sucessivo de padres Jesuítas à terra do sol nascente. Hoje, o Japão conta com quase 500 mil fiéis na Igreja Católica Apostólica Romana. 

Muitos imigrantes japoneses, já católicos, escolhiam países da mesma religião como destino de morada. Esse foi o caso de diversos imigrantes japoneses católicos em Maringá, onde poderiam ter liberdade religiosa, nem sempre possível no país de origem. A perseguição aos cristãos nipônicos muitas vezes os obrigavam a atuarem como Kakure Kirishitan (隠れキリシタン), "cristão escondido". 

Sensível à necessidade de amparo espiritual dessa população imigrante, em 1958 teve início a  Missão Católica Nipo-Brasileira com a chegada do monsenhor Miguel Yoshimi Kimura. 

Filho de João Daikichi Kimura e Maria Iyo Kimura, Miguel Yoshimi Kimura nasceu em 13 de junho de 1914, no Japão. Formou-se nos Seminário de Nagasaki e em Tokyo, sendo ordenado sacerdote no dia 16 de março de 1941, aos 26 anos. Atuou na paróquia de Fukuoka, até ser ordenado em missão para o Brasil, chegando a Maringá em 1958. Recebeu o título de Monsenhor por ser um sacerdote em exercício em outro país. 

Foi um dos precursores da Paróquia e Externato São Francisco Xavier, ao qual dedicou o sacerdócio até o seu falecimento em 14 de agosto de 1967. 

Devido ao seu engajamento, foi homenageado com a nomeação do logradouro onde está a Escola São Francisco Xavier.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista Jubileu de Prata da Missão Nipo Brasileira 1983.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.