Um livro “Elementar” - 1989

1989


Ilustrações do cartunista José Carlos Struett na capa do livro “Elementar… Struett”, publicado em novembro de 1989, pela UEM, como parte do programa de comemoração dos 20 anos da universidade. O impresso foi resultado do empenho pessoal do então pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Eduardo Fernando Montagnari.

O cartunista Kaltoé (Luiz Carlos Altoé) - não é mencionado no livro - foi quem fez a reunião das charges e todo o trabalho de preparação do “Elementar… Struett”, que tem 100 páginas. 

O jornalista Edilson Pereira foi o autor do prefácio. “Foi uma tarefa mais fácil. Por ser amigo pessoal do Struett, colega dele no Diário do Norte do Paraná, colega no curso de Direito, colega de edição do Brado Universitário, e ‘sócio’ na Saruê Editorial, que publicou os quatro números de Etc...”,  disse Edilson para o Maringá Histórica.


Struett é considerado o primeiro chargista da imprensa maringaense. Era um jovem pequeno e um tanto desajeitado, devido a um problema de saúde. Tinha dificuldade de respiração e não caminhava distâncias longas. Quando trabalhou em O Diário do Norte do Paraná, no primeiro semestre de 1977, o irmão o deixava na Banca do Massao para que o motorista do jornal o buscasse. 

O melhor registro de seus cartuns está no livro “Elementar… Struett”. O de Edilson Pereira dos Santos destaca:

“José Carlos Struett, a seu modo, foi em seu tempo (período da Ditadura Militar) um lutador. De estrutura frágil, sua arma era o papel branco e uma caneta, os quais produziam uma química intelectual eficaz: a crítica através do humor (...). No banquinho na Banca do Massao, nas estantes de alguma livraria ou na mesa de um bar, locais por onde passava com frequência, ficou apenas a doce memória de José Carlos Struett”.

Ele foi colaborador dos jornais “O Pasquim” e “Movimento”, em âmbito nacional; do “Paraná Repórter”, da Cooperativa dos Jornalistas de Londrina, a nível regional; do “Diário do Norte do Paraná” e do “ETC”, importante jornal alternativo maringaense. Também participou do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior paulista.
 
Struett faleceu no dia 9 de janeiro de 1982. É  nome de rua na Vila Esperança, bairro vizinho da Universidade Estadual de Maringá. 



Fontes: contribuição de Edilson Pereira / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica / Laércio Souto Maior (https://laerciosoutomaior.medium.com). 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.