Dalton Aureo Moro

1967

Filho de Lavino Nadal Moro e Áurea Godoy Moro, Dalton Aureo Moro nasceu em Ponta Grossa no dia 1º de agosto de 1943.

Cursou o ensino primário no Grupo Escolar Senador Correia, o ginasial no Colégio Estadual Regente Feijó e o ensino médio na Escola Técnica Estadual de Comércio. Foi aluno da primeira turma de Licenciatura em Geografia na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, entre 1963 e 1966. Como integrante do ensino superior, Moro presidiu o Diretório Acadêmico Dr. Joaquim de Paula Xavier, entidade que congregava os acadêmicos das licenciaturas, quando foi agraciado com uma viagem de estudos aos Estados Unidos. Posteriormente, obteve excelente classificação num concurso estadual para docentes, tendo escolhido Maringá para iniciar sua atividade como professor da rede estadual de ensino e aqui se radicou. Foi professor do Colégio Estadual Papa João XXIII e do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal.

Em 1968, tornou-se professor do ensino superior ao ser aprovado em concurso público para o curso de Geografia da recém-fundada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, uma das unidades de ensino superior que deram origem à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em julho daquele ano casou-se com Odete Starke Moro com quem teve dois filhos: Cesar Fernando Moro e Sergio Fernando Moro.

De 1974 a 1980 fez o curso de mestrado na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Dr. Manoel Fernando Gonçalves Seabra. De 1989 a 1992 cursou o doutorado no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, tendo como orientadora a professora Dra. Lúcia Helena de Oliveira Gerardi.

Dedicou-se à pesquisa na área de Geografia Humana, onde se direcionou ao estudo da região, regionalização e modernização agrícola, tópicos que marcaram a sua atuação profissional. Profundo conhecedor das funções administrativas, elegeu-se várias vezes para a chefia do Departamento de Geografia da UEM e esteve vinculado a diversos setores e órgãos na estrutura administrativa desta instituição. Foi um dos fundadores do Boletim de Geografia da UEM. Colaborou com o Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP, e, mais tarde, com o programa de Pós-Graduação da UEM. Foi membro convidado de várias instituições brasileiras para a composição de bancas nos mais variados níveis de ensino.

A sua larga experiência pode ser traduzida nos inúmeros artigos que publicou, os quais tiveram um registro significativo quando organizou um livro, em forma de coletânea, dedicado exclusivamente à cidade em que vivia: Maringá, espaço e tempo. Nesta publicação, Dalton Moro sistematizou seu olhar atento de geógrafo sobre a “Cidade Canção” e sobre a região Norte do Paraná, trazendo uma contribuição significativa.

Alguns de seus traços eram marcantes e muito positivos à personalidade, como bom humor, lealdade e amizade. Zelava pela amenização das hostilidades nas relações interpessoais entre seus colegas, além de sempre buscar motivar o trabalho e a superação de impasses pessoais e profissionais.

Também teve participação na política. Dalton Moro é considerado um dos fundadores do PSDB de Maringá, sendo, ainda, egresso dos quadros da ARENA, partido que apoiava a Ditadura Militar. 

Dalton Aureo Moro faleceu em 2005.

Fontes: Revista Formação, nº 15 e Volume 2 (UNESP) / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Dalton Moro
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.