Victor Andreatta - Década de 1950

1950


Um dos homens mais importantes da cultura circense e teatral de Maringá é pouco referenciado. Trata-se de Victor Andreatta, nascido em Elenbenfert, na Alemanha, em 1915. 

Sua família mudou-se para o Brasil junto com os movimentos imigratórios em virtude da I Guerra Mundial, que eclodiu em 1914. Desembarcou em São Paulo, onde residiu alguns anos. No Paraná, morou em Paranavaí antes de vir para Maringá no ano de 1952. 

Andreatta foi diretor artístico da Rádio Cultura, importante veículo de comunicação da cidade a partir da década de 1950. O empreendimento contava com diversos programas e um auditório para espetáculos. 

O seu principal personagem era o Palhaço Serrote, como ficou conhecido entre os amigos e profissionais do ramo. Em 1954 Serrote comandava um programa chamado “Ai vem o Espetáculo” ao lado de Mimoso, outro saltimbanco. 

Conta-se que certa vez fez a esposa, Maria Pinhavel, que nunca havia subido em um palco, substituiu um artista que não havia comparecido à apresentação. O espetáculo foi um sucesso e Maria tomou gosto, passando a ser parceira do marido nos programas da Rádio Cultura, como o “Noite  de Festa”, “Fim de Semana”, “Alegria do Sertão” e o “Maringá se diverte”, com presença de Orlando Manin. 

Andreata foi o mentor e amigo de Calil Haddad, ensinando-lhe o que sabia sobre a arte de representar, dirigir e redigir. Andreatta que incentivava o amigo Calil a movimentar a cena teatral da cidade e foi uma das mentes por trás do TMC, o Teatro Maringaense de Comédia, fundado por Haddad. 

Victor Andreatta faleceu em 13 de junho de 1988, aos 73 anos.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.