Jorge Ferreira Duque Estrada - Década de 1950

1950


Nascido em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 1916, Jorge Ferreira Duque Estrada foi militar, servindo ao exército no nordeste brasileiro, onde aprendeu a pilotar aeronaves. Estudou Direito e Odontologia, sendo um homem culto e de fino trato social. 

Chegou a Maringá em 1947 e dedicou-se a uma beneficiadora de café, principal commodity de sua época. Mas a experiência com aviação e a necessidade de transporte, associado à estradas de barro em condições precárias, fizeram com que comprasse um pequeno avião e passasse a oferecer os serviços de táxi-aéreo, além, claro, de atender em seu escritório de advocacia. 

Duque Estrada ainda manejava o seu tempo com as atividades de poeta, escritor e jornalista, escrevendo regularmente para O Jornal, impresso gerido por Ivens Lagoano Pacheco, de quem era amigo. O humor ácido, irônico e questionador das narrativas oficiais faziam do advogado aviador um opinador requisitado e uma persona non grata em muitos círculos. 

Aficionado por política, foi colaborador e defensor ferrenho da candidatura e mandato do primeiro prefeito de Maringá, Inocente Villanova Júnior, cuja disputa eleitoreira foi descrita em sua obra-prima Terra Crua, escrita em 1957 e publicada em 1961, quando o autor já morava na capital. Naquela primeira disputa eleitoral de Maringá, elegeu-se vereador.

Duque Estrada ainda publicou um livro memorialístico da cidade chamado Isto é você Maria, lançado em 1974 com presença do autor em Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.