Escolinha do Lambretinha - 1963

1963


Na memória circense de Maringá, ainda que conte com diversos personagens, o mais emblemático dele é o Palhaço Lambretinha, personagem de Altamiro Tavares. 

A verve circense de Altamiro vem de berço. Nascido no Rio Grande do Sul em 1938, era filho de Antonio Laurentino Tavares, secretário do Circo Karlos do Timbica, mas que também se apresentava como mágico, no papel do professor Janes. 

O primeiro contato de Tavares com Maringá foi aos 10 anos, quando o circo veio à cidade para uma temporada de apresentações. Regressando ao estado de origem, desenvolveu  o personagem palhaço Pinguim, que teve uma existência breve.  

Retornou a Maringá em 1955, aos 17 anos, para trabalhar no empreendimento de seu pai, o Circo Teatro Pavilhão Janes, cuja principal atração era o Palhaço Lambretinha, novo personagem que havia criado.  O centro artístico havia sido construído numa picada aberta na estrada Mandacaru pelos “peludos”, homens contratados para fazer o serviço braçal na região. 

Uma das atrações mais populares do espetáculo era a Escolinha do Lambretinha, feita nos moldes das Escolinhas do Rádio. O formato precursor do gênero foi o programa Escolinha da Dona Olinda, criado pelo humorista Nhô Totico e transmitido pela Rádio Record durante os anos 1930. Mas ficou consagrado pela Escolinha do professor Raimundo, nascido em 1952 pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga, onde o professor Raimundo Nonato era interpretado pelo humorista cearense Chico Anysio. Devido ao sucesso no rádio o programa estreou na TV em 1957 - vindo a ganhar ainda maior sucesso nos anos 1980 e 1990, pela TV Globo. 


As imagens mostram duas cenas da Escolinha do Lambretinha, que aparece à esquerda. À direita há dois personagens caipiras usando chapéu, que parecem ser parte do espetáculo. Ao centro sentam-se participantes da plateia, convidados para integrar a cena. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.