Residência de Shizuma Kubota - Década de 1940

1940


O primeiro registro fotográfico relacionado à Maringá é datado de 10 de Novembro de 1942, quando é inaugurada a estrada Maringá - Porto São José, e também marca a inauguração do Hotel Campestre (também Hotel Maringá), bem como o lançamento da pedra fundamental da futura cidade

Porém,  o título de primeiro fotógrafo do que viria a ser a “Cidade Canção” recai ao japonês Shizuma Kubota, que chegou por aqui em 1941, se estabelecendo na região da estrada  Morangueira, onde sua família se dedicou à agricultura. Em 1946 Kubota mudou-se para o núcleo comercial de Maringá, na então rua Cleópatra (atual José Jorge Abrão).

A imagem mostra a residência da família Kubota, que além dele também abrigou outro fotógrafo, o seu cunhado Totumo Sanuki. 

Shizuma Kubota foi proprietário do Foto Primeiro, estúdio de fotografia, de revelação de imagens e de venda de câmeras e suprimentos. O vasto campo inexplorado da produção de imagens foi bem aproveitado pelo profissional que realizou os primeiros registros da cidade e de seus moradores. 

Uma das estratégias de Kubota para ampliar os serviços era o atendimento a domicílio, que realizava de bicicleta, percorrendo as propriedades rurais e as primeiras residências que despontavam pela cidade que acabava de nascer. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.