Avenida Duque de Caxias - 1952

1952

Interessante registro da avenida Duque de Caxias ao longo do segundo semestre de 1952.

Ao fundo, na esquina com a avenida Brasil, aparece a primeira estrutura do Banco Noroeste do Estado de S. Paulo. À esquerda está o prédio, ainda em construção, do Palace Hotel.

Mas, afinal de contas, como foi possível determinar a data dessa imagem? De fato, não há como precisar com certeza. Mas uma pequena pista na foto apresenta caminhos para a identificação de quando ela, provavelmente, foi gerada. Trata-se da placa à direita, onde se lê claramente "Villanova". Ao aproximar, ainda é possível identificar "PTB" e "Getúlio". Tais elementos nos levam aos meses de setembro, outubro e novembro de 1952, quando ocorreu a primeira corrida eleitoral do município recém-emancipado. 


As eleições se deram em 9 de novembro daquele ano. A posse, do prefeito e vereadores eleitos, ocorreu em 14 de dezembro. Saiu vitorioso daquela disputa, o empresário Inocente Villanova Jr., que concorreu pelo PTB, partido do presidente da República, Getúlio Vargas. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.