Ademar Schiavone

1978


Ademar Schiavone nasceu em 18 de abril de 1939. Natural de Vera Cruz, São Paulo, chegou a Maringá em 1945, aos seis anos de idade,  acompanhando os pais, Orlando Schiavone e Devige Crepaldi. Seu Orlando havia sido contratado por Oberdan e Basílio para erguer a Serraria Moreschi (onde atualmente encontra-se o Clube Olímpico). 

Na primeira imagem Adhemar Schiavone em 1959 para a coluna da Revista Aqui. A segunda imagem, em 1978, destacado na coluna de A. A. de Assis. Por fim, Ademar (Década de 1990) e sua esposa Cida (Década de 1980).


Foi membro do primeiro Grupo Escolar do núcleo inicial da cidade. Intelectual desde cedo, formou-se na primeira turma de ciências econômicas da UEM - Universidade Estadual de Maringá, e também tornou-se advogado, sendo inclusive membro fundador do Diretório Acadêmico Roberto Simonsen. 

Começou sua carreira cedo, aos 11 anos de idade, atuando como engraxate. Depois da infância ingressou no ramo administrativo, chegando alcançar o cargo de contador na Rodolpho Bernardi S/A. Naquela época descobriu o jornalismo, o que teria o maior peso na sua construção profissional. 

Estreou como colunista na “Tribuna”, depois ingressou no “O Jornal”, sob a direção de Ivens Lagoano Pacheco. Com fama de jornalista polêmico, passou a colaborar com a Norte do Paraná em Revista, de Aristeu Brandespin. Carismático, bom comunicador, Ademar era um boa praça e muito bem quisto durante sua carreira como jornalista

Paralelo ao jornalismo, continuou atuando nos ramos administrativo, rural e político. Tornou-se proprietário da Rádio Paranavaí, sócio da Rádio Atalaia de Maringá. Tinha atividades pecuaristas em Nova Esperança e foi Secretário de Indústria e Comércio na gestão do prefeito João Paulino, presidente da SAOP no governo de Ricardo Barros, e Secretário de Administração do Governo de Silvio Barros II.

Em 1961 casou-se com a professora Cida Campos, pioneira de Londrina, filha de Manoel e Nina Salomé de Campos, chegados naquela cidade em 1933. O matrimônio rendeu-lhes três filhos, Adhemar S. Junior, Fernando Sérgio Schiavone e Ana Paula Schiavone. 

Ademar e Esposa, em fotos 3x4 da década de 1990 - 1980, respectivamente. 

As ações sociais de Ademar o levaram ao Lions Clube, onde ele presidiu a sucursal de Paranavaí (1973-1974) e foi presidente do Distrito L-21 (1975-1976). Foi o primeiro paranaense a receber o título de “Melhor Governador de Lions do Brasil” e o primeiro brasileiro a entrar na lista de “Melhores Governadores do Mundo” em quarto lugar. 

Ademar Schiavone faleceu em abril de 2016, vítima de câncer, aos 76 anos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico / O Diário do Norte do Paraná de 22 de outubro de  1978.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.