Mulheres sobre toras de cedro na Fazenda Coração de Jesus - Década de 1940

1940

A historiografia de Maringá muitas vezes começa com relatos dos pioneiros na ação da derrubada da mata. Enormes toras caídas eram escolhidas como cenário de registros fotográficos das famílias pioneiras. Este é o caso deste momento eternizado na década de 1940, possivelmente entre os anos de 1942 e 1944.

Em primeiro plano a imagem mostra troncos de cedro derrubados, mais ao centro há três personagens, duas senhoras trajando vestidos e entre elas um rapaz jovem. Todos posam sentados sobre a madeira com expressão séria. Ao fundo, o horizonte é tomado pela mata densa.  

A foto pertenceu ao pioneiro Zilbo da Silva. O registro foi datado no dia 15 de outubro, na Fazenda Coração de Jesus, lote 14, na Estrada Colombo. 

A indústria madeireira foi uma das mais promissoras ao lado da agricultura nos primeiros anos de Maringá. Além da necessidade de derrubada da mata para dar espaço ao plantio, a madeira era matéria-prima na arquitetura. As primeiras residências, galpões, hotéis e demais edificações eram construídas com as toras da região, sendo o cedro e a peroba rosa recorrentes opções. 

Hoje o cedro é uma espécie protegida por lei por estar ameaçado de extinção. Em Maringá uma espécie dessa árvore foi preservada após uma polêmica judicial que alterou o traçado da avenida São Paulo. Saiba mais aqui.

Marco Antonio Deprá dá sua contribuição em complemento a publicação: 

Trata-se de uma fazenda de 100 alqueires paulistas, coisa rara em nossa região. A cabeceira do lote ficava na Estrada Colombo. A divisa dos fundos era formada pelo Ribeirão Chapecó, em alguns mapas denominado Iguatemi ou Irapuã. Desde a emancipação de Maringá, a propriedade pertencia ao município maringaense. Atualmente, integra o município de Paiçandu e localiza-se entre as cidades de Ourizona e Paiçandu.


Mapa IBGE 1972 – No círculo vermelho a Fazenda Coração de Jesus.


Mapa da Prefeitura Municipal de Maringá da década de 1950 – Em vermelho o número do lote e a área do lote da Fazenda Coração de Jesus.


Imagem Google – Em amarelo a Fazenda Coração de Jesus. Em marrom a Estrada Rural Colombo. Ribeirões da região: (1) Ribeirão Chapecó ou Iguatemi ou Irapuã. (2) Ribeirão Colombo. (3) Ribeirão Bandeirantes do Sul.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Contribuição de Marco Antonio Deprá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.