Cine Primor na avenida Brasil - Final da década de 1940

1940


A imagem mostra a avenida Brasil, que era a via principal da cidade de Maringá. Com o crescimento  e a sua emancipação política, o governo do Estado construiu a Rodovia do Café, hoje conhecida como avenida Colombo. 

Um edifício icônico aparece à direita, de maior altura e com telhado duplo. Trata-se do Cine Primor. Antes dele o prédio abrigou uma casa comercial, e, depois, de uma reforma, em 1947 foi inaugurado como cinema, o primeiro de Maringá. Era de propriedade de José Jorge Abrão e as projeções, controladas por Fausto José Jorge, o Jamil, vinham de uma empresa de Botucatu, São Paulo. Alto-falantes anunciavam a programação aos sábados e domingos. 

Após um ano de funcionamento, mas acarretando prejuízos, o cinema foi arrendado ao  farmacêutico Orozimbo Goulart, que administrou o negócio por curto período, devolvendo ao proprietário. O cinema ficou fechado por três meses, quando marcou-se a re-inauguração para 2 de novembro de 1949. Naquele mesmo dia o empreendimento teve sua história abreviada. Um defeito técnico no equipamento de projeção provocou um incêndio devastador que consumiu quase todo o quarteirão, com edificações totalmente construídas em madeira. Veja aqui.

A foto pertence ao senhor Argeu Dias, possivelmente o rapaz que aparece de costas no primeiro plano. Pioneiro de Maringá, influente de diversas maneiras, Argeu, dentre outras, foi proprietário de uma banca de revistas, colecionador de selos e fundou o Clube Filatélico de Maringá, que sediou uma badalada exposição de selos pertencentes à Embaixada da Hungria no Brasil.  

Argeu mudou-se para Curitiba na virada do milênio, mas não abandonou o apreço às raízes. Na capital fundou o Clube Amigos de Maringá (CAM), o qual reunia antigos maringaenses residentes em Curitiba. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.