Inauguração da Pista de Pouso - 1949

1949


O transporte aéreo é uma realidade em Maringá desde o seu início. As péssimas condições das estradas de terra, que ficavam intransponíveis em épocas de chuva, tornavam uma necessidade a instalação de infraestrutura aérea na cidade, principalmente para o atendimento de uma elite que esteve presente por aqui desde os tempos áureos. 

Tanto é que o aeroporto pode ser visto no plano original da cidade, elaborado por Jorge de Macedo Vieira, em 1945. Havia três pistas no projeto. A pista I nunca foi construída. A pista II que foi efetivada, mas ficou sem uso, visto que seu eixo era justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava pousos e decolagens. E, a pista III que acabou se tornando oficial.

O evento de inauguração, ocorrido em setembro de 1949, contou com uma grande multidão que pode ser vista majoritariamente à direita na imagem. A solenidade também teve salto de paraquedas, realizado por um profissional. 

Veja mais sobre esta história aqui.  


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.