Galo de Maringá, campeão paranaense - 1963

1963

Maringá tem uma ampla relação com o esporte, o que deixa legados na história. Temos na cidade, inclusive, um museu dedicado à memória do esporte, o MEM - Museu Esportivo de Maringá. 

O maior expoente esportivo de Maringá na década de 1960 era o Grêmio Esportivo de Maringá (GEM), o Galo do Norte, como ficou conhecido devido ao seu mascote. O GEM foi fundado em 8 de setembro de 1961, e, em 1963, conquistou seu primeiro título estadual, com uma vitória sobre o Cambaraense e o Ferroviário, numa final triangular. O time agia sob o comando do técnico Zezinho, que ostentava em seu currículo uma atuação no São Paulo Futebol Clube.


A imagem mostra os jogadores comemorando a conquista do primeiro título, correndo e rolando sobre o gramado. O Grêmio, que tinha sede no Estádio Regional Willie Davids, também conquistou o título no ano seguinte, em 1964, sendo então bicampeão. O GEM ainda foi campeão da Série Norte. 


Na imagem estão, da esquerda para direita: Evir, Oliveira, Pinduca, Edson, Faria, Macário e Oliveirinha. Agachados aparecem Haroldo, Garoto, Chapadão, Balthazar e Nilson. 

Apesar do sucesso consecutivo em três anos, o clube adquiriu dívidas e foi extinto em 1971, sendo logo substituído pelo Maringá Esporte Clube, fundado no mesmo ano. A história do futebol profissional teria continuidade em 1974, com o nascimento do Grêmio de Esportes Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Museu Esportivo de Maringá - MEM / Maringá segundo Aristeu - 1977. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.