Animação curta-metragem será lançada por meio do Aniceto Matti no dia 28 deste mês

2022


“Este é um antigo roteiro que provoca reflexões acerca da memória dos momentos pessoais que vivemos”, assim comentou Miguel Fernando, roteirista e produtor executivo do projeto O dia que eu esqueci de você, proposto pela Cosmos Filmes e contemplado pela última edição do Prêmio Aniceto Matti, edital de fomento da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Maringá. 

Segundo consta, trata-se da primeira animação a ser viabilizada por este edital. O curta-metragem foi viabilizado por meio do aporte de R$ 60 mil. “Foi uma experiência desafiadora. Afinal, o recurso é limitado para executar uma animação, mesmo que de curta-metragem. Por isso, estruturamos um formato de linguagem que pudesse atender as expectativas previstas pelo projeto”, afirmou o coordenador geral do projeto, Felipe Cosmos. 

O enredo conta com a história de um garoto aficionado por jogos de guerra. O tempo passa sem que o protagonista perceba o valor das pessoas que estão à sua volta. Quando se dá conta, parece ser tarde demais. Lhe resta buscar informações somente a partir de documentos e memórias de terceiros. “A proposta reflete uma visão estigmatizada que a sociedade tende a ter acerca da história como um todo. Somos estimulados a aprender mais sobre aquilo que está distante de nós. A ideia aqui é estimular a busca pelo passado das famílias, aquilo que chamados de história privada, e que muitas vezes pode até mesmo nos surpreender”, destaca o roteirista. 

O projeto levou dez meses para ser executado, desde o momento em que a narrativa foi refinada até os últimos retoques na animação. Primeiro, o roteiro foi repassado com todos os envolvidos. Coube a Thomas Cosin a direção artística, bem como a ilustração de cada cena. A partir do storyboard validado, Cláudio Garcia procedeu a animação das peças por meio do rigging, técnica de animação digital na qual um personagem é inserido em duas camadas: uma representação da superfície é usada para desenhar o personagem, seguido de um conjunto hierárquico de ossos interconectados utilizado para animar a malha, como se fosse uma espécie de boneco. 

Depois foi a vez de inserir a trilha e os efeitos sonoros. Essa etapa foi desenvolvida por Stone Ferrari, produtor musical da cidade de Maringá e com vasta experiência na área. 

“Como se trata de um processo artesanal, houve muitos ajustes ao analisar o produto final”, afirmou Cosmos. Segundo os produtores, o resultado foi bastante satisfatório e poderá estimular a outros proponentes a enfrentar o desafio de desenvolver e produzir uma animação na cidade. 

O curta-metragem contará com 5 exibições gratuitas. Todas elas acontecerão na sala Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural (CAC), no dia 28 de julho, às 18h30; às 19h; às 19h30; às 20h; às 20h30. Após cada exibição, com poucos mais de 5 minutos, haverá um bate-papo sobre “Memória e o processo de produção”, com Felipe Cosmos e Miguel Fernando.

Depois dessas exibições, O dia que eu esqueci de você será disponibilizado no canal do YouTube do Maringá Histórica. 


Serviço

Exibição gratuita seguida de bate-papo do curta-metragem O dia que eu esqueci de você

Data: 28/7/22, a partir das 18h30

Local: Centro de Ação Cultural

Endereço: avenida Getúlio Vargas esquina com a avenida XV de Novembro – Centro / Maringá


* Projeto produzido com verba de Incentivo à Cultura. Lei Municipal de Maringá nº 11.200/2020. Prêmio Aniceto Matti. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.