Estação de passageiros do Aeroporto Regional Gastão Vidigal - Anos 1970

1970


Provavelmente, esta imagem tenha sido produzida no início da década de 1970. Em destaque, o prédio da estação de passageiros do Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal. Também funcionou nessa estrutura as áreas administrativas do equipamento aeroviário, bem como a operação de companhias e diversos outros serviços que eram ofertados aos seus usuários. O registro foi feito a partir da pista de pousos e decolagens. 

Embora o campo de aviação de Maringá tenha sido inaugurado em setembro de 1949, o aeroporto em si passou a ganhar forma a partir de 1953, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná viabilizou a primeira estação de passageiros com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci. Em 1957, durante as festividades do décimo aniversário da cidade, o equipamento foi batizado com o nome de Gastão Vidigal, empresário e banqueiro paulista que integrava o corpo societário da colonizadora. 

Devido ao intenso fluxo das operações no local, em 1966 a Engenharia Planalto de Curitiba daria início a construção de um novo e mais amplo terminal. As obras seguiriam até 1972, quando ocorreu a sua inauguração. O engenheiro responsável por aquele empreendimento foi Dilermando Allan. E é este o prédio que aparece na foto feita pelo dentista Laércio Nickel Ferreira Lopes. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.