Construção do Cine Maringá - 1953

1953


As películas exibidas pelo Cine Maringá vinham de Botucatu, São Paulo, pela Viação Garcia, enviadas por empresários do ramo cinematográfico, fornecedores de Odwaldo Bueno Netto, que tinha um cinema itinerante na cidade de Maringá, na década de 1940. Depois de exibir filmes em vias públicas com projetor ligado ao motor do caminhão, Odwaldo transferiu a projeção para uma sala fechada. 

A primeira instalação ficava na avenida Brasil,  ao lado do Bazar O.K., de sua esposa, Winifred Ethel Netto, e do Bar Central. No local hoje funciona a Lojas Riachuelo. 

O Cinema funcionou nesse espaço até 1953, quando foi construída sua nova sede. 

A imagem mostra a construção da fachada do prédio à direita, coberta por andaimes de madeira. O momento é também de urbanização da então avenida Ipiranga, hoje avenida Getúlio Vargas. 

O Cine Maringá tinha uma estrutura grandiosa e comportava até 1.600 pessoas sentadas. A inauguração aconteceu em maio de 1953, durante as festividades do sexto aniversário da cidade. A solenidade contou com a participação de figuras ilustres do município, empresários de Botucatu e do governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto, a quem ficou a honra de cortar a faixa de inauguração. 

Aquele evento teve cobertura jornalística da Revista A Pioneira, com matéria publicada na edição de março e abril de 1954. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.