Primeira turma de 4º Série do Colégio Santa Cruz - 1953

1953


Na história dos educandários de Maringá, o Colégio Santa Cruz goza do privilégio de pioneirismo, visto que se estabeleceu na cidade como uma das primeiras instituições de ensino, junto do Ginásio Maringá, que se transformaria em Colégio Marista anos depois. 

O Colégio Santa Cruz nasceu sob a égide das irmãs Carmelitas da Caridade, ordem católica, em março de 1953. As instalações iniciais ficavam ao lado da Capela Santa Cruz, no Maringá Velho. 

A instituição começou com o curso primário, de primeira a quarta série.

Apenas em 1956 as irmãs carmelitas conseguiram autorização para lecionar o curso ginasial, que corresponde hoje ao ensino fundamental, estando entre o ensino primário e o ensino médio. Por ocasião dessa autorização, realizou-se uma nova inauguração da instituição no dia 13 de maio de 1956, com fala do  professor José Hiran Salée, docente do Ginásio Estadual de Maringá.

A foto mostra seis crianças, cinco meninas e um menino, trajando-se de maneira zelosa, sentados à frente das bandeiras do Brasil e outra não identificada. Uma mulher adulta senta-se ao meio, possivelmente uma docente,. A foto está identificada como “1º Turma de 4º Série” e data do ano de 1953. 

Consegue identificar os personagens? Reconhece alguém na foto? Nos escreva. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo do Colégio Santa Cruz.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.