Estação Ferroviária - Década de 1970

1970


A Estação Ferroviária de Maringá foi inaugurada em 31 de janeiro de 1954. Embora o prédio em si ainda não estivesse concluído, aquela era uma demanda das classes empresarial, agrícola e industrial da época. A chegada das locomotivas representavam o progresso necessário para a expansão socioeconômica da cidade. 

Entretanto, as suas operações não foram executadas na totalidade. Com poucos meses de funcionamento, entidades já se mobilizavam em prol do aumento de vagões para atender a alta produção de grãos da região. Sem eles, o escoamento de produtos se tornava inviável. O pedido foi atendido parcialmente e gradativamente. 

A melhoria de rodoviárias proporcionadas tanto pelo Governo Federal quanto pelo Governo Estadual facilitou as viagens em veículos. O impacto foi direto para o transporte de passageiros da linha férrea, que geralmente resultava em viagens mais demoradas. A queda de usuários fez com que a Rede Ferroviária Federal S.A., então concessionária das operações, encerrasse este atendimento no início da década de 1980, passando a focar apenas no transporte de cargas. Mas antes disso, a estação de Maringá passou por uma modernização. 

O prédio original foi demolido para dar espaço à nova edificação, que foi construída com área de 771 m², em concreto armado, entre setembro de 1969 e julho de 1970. E é esta a estrutura da imagem, possivelmente, do início da década de 1970. 

Um detalhe no registro: sentado à beira da praça Nações Unidas - Baluarte da Paz, à esquerda, aparece um possível morador de rua. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.