Avenida Brasil - 1972

1972


O registro mostra a circulação de veículos pela avenida Brasil, possivelmente, em 1972. 

A imagem foi uma das utilizadas em material publicitário veiculado naquele ano em função do Jubileu de Prata da cidade. 

À direita aparece o Edifício Maringá (anteriormente chamado da Lavoura) seguido do terreno, na praça Raposo Tavares, onde vemos as obras do Edifício Maria Cristina que, mais tarde, seria convertido no Centro Comercial Maringá.

O Edifício Maria Cristina foi previsto para um grande terreno anteriormente ocupada pela primeira sede da Companhia de Terras Norte do Paraná no "Maringá Novo". Com mais de 15 mil m² que seriam construídos em apenas 3 anos, o projeto contava com 21 pavimentos, sendo 4 comerciais, 15 residenciais, 1 de garagem e 1 destinado para o lazer. 

O modelo de negócios híbrido, com ocupação comercial e residencial, não prosperou e o projeto foi reduzido, dando origem ao Centro Comercial Maringá. Incorporado pela Eimol S.A., empresa do Grupo Crefisul, e com vendas executadas pela Promove S/A, o empreendimento foi construído pela Enorpa - Engenharia e Construções Ltda, vindo a ser inaugurado na primeira metade dos anos 1970.

Após a sua entrega, o Centro Comercial Maringá foi um espaço muito movimentado ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990. Funcionaram ali diversos escritórios de advocacia, detetives particulares, consultórios médicos e odontológicos, além de diversas salas comerciais. Um dos primeiros cursinhos pré-vestibulares ocupou uma área nesse prédio, o Curso Aliança Universitária (CAU) que foi formado por professoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Fontes: contribuição de Marco Antonio Deprá / Foto Maringá - Foto de Kenji Ueta / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.