Série: vídeos perdidos - Recepção da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima - 1953

2015

13/08/1953 - Raríssimo registro em vídeo da chegada da imagem “Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, que percorreu muitos países católicos naquele ano (uma imagem com grande importância aos religiosos da época, pois tinha origem portuguesa, do Santuário de Fátima). 

Este evento foi promovido pela Diocese de Jacarezinho, a qual Maringá pertencia como paróquia no início da década de 1950. A imagem percorreu Jacarezinho (11/08/1953), Siqueira Campos, Londrina (12/08/1953), Apucarana e Maringá (13/08/1953), onde chegou às 17 horas junto do Bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud, em um voo especial no Aeroporto Dr. Gastão Vidigal.

No vídeo é possível ver, mesmo que rapidamente, a primeira estrutura da Igreja São José Operário, localizado na Avenida Brasil, Vila Operária; Ivens Lagoano Pacheco, jornalista, é visto sobre um um jeep transmitindo o acontecimento para a Rádio Cultura de Maringá; além disso, diversas autoridades são destacadas, entre elas, Dom Geraldo de Proença Sigaud, que chega junto da imagem; a Catedral, ainda em madeira e com um palco improvisado em um alpendre, é vista no início e final do vídeo, onde é realizada a grande missa campal. 

Veja+ sobre este acontecimento AQUI.


Fonte: Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Paulo da Costa.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.