Atirador de Facas no Circo Timbica - 1948

1948


O circo foi um dos grandes difusores de cultura no Brasil durante o século XX. Além de serem importantes caldeirões criativos, eram, muitas vezes, a única estrutura para eventos artísticos nas regiões por onde passavam. 

Em 1948, Maringá recebeu a visita do Circo Timbica, empreendimento de projeção nacional na época. O empreendimento contava com apresentações de palhaços, mágicos, malabaristas, apresentações com animais exóticos, dentre outras atividades ao público. 

A imagem mostra uma jovem, usando maquiagem e gravata, recostada em uma chapa de madeira. À frente dela, um rapaz vestindo calça e colete de cetim, de joelhos, atira objetos perfurocortantes em chamas em sua direção. Ao lado esquerdo um palhaço dá assistência ao espetáculo. A platéia, vestida com distinção (parece ser inverno), aparece ao fundo, sentada na arquibancada, atrás de uma cerca alta de madeira e arame. 

Ao fim da temporada, quando partiu, o Circo Timbica deixou uma leva de artistas na cidade, os quais que viriam a fundar o Pavilhão Janes e, posteriormente, o Circo Flexa Humanas. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.