Maringá: a maior usina da SANBRA - 1969

1969


Segundo a Revista Atualidades SANBRA, veiculada no início de 1969, a maior unidade da indústria em território nacional ficava em Maringá. Aquele informativo também apresentou diversos produtos beneficiados na época. 

A Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) iniciou as atividades na cidade no ano de 1957. Ocupando as quadras I3 e I4, da Zona 10, a indústria passou a beneficiar, gerenciar e vender milho, café e algodão, além de promover a extração de óleos, produzir ração, dentre outros derivados. 

Embora tenha começado as operações naquele ano, consta como data oficial de sua inauguração o dia 1º de março de 1962, que foi quando a Fábrica de Óleos Maringá, a FOMAG, entrou em funcionamento. 

Em uma área com mais de 120 mil m², a unidade local operou até o início de 1994. Ao longo desse período, a SANBRA reconfigurou a dinâmica econômica e territorial da região, além de alterar a paisagem urbana de Maringá por meio de suas edificações.

Fontes: Indústria e espaço urbano: um estudo sobre a zona 10 em Maringá, dissertação de mestrado de Talita Rezende Torcato Pereira / Universidade Estadual de Maringá / Acervo Maringá Histórica / Revista Atualidade SANBRA nº 6, de janeiro e fevereiro de 1969 / Centro de Memória Bunge. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.