Praça do Peladão - Década de 1980

1980

Praça 7 de Setembro, possivelmente, ao longo da década de 1980. À frente do Monumento ao Desbravador, que foi inaugurado como um dos últimos atos do prefeito Adriano José Valente, no início de 1973, aparece a lâmina d'água, que contava com chafarizes. 

Devido a essa obra, que foi instalada ao centro do logradouro, na entrada do "Maringá Velho", o Poder Executivo Municipal foi obrigado a colocar uma placa deixando claro a proibição do nado ou do banho naquele ambiente contemplativo. 

Além da estátua, popularmente conhecida como "Peladão", destacam-se os três machado estilizados. De autoria do artista plástico Joaquim Henrique Aragão, este conjunto venceu um concurso público que buscava selecionar elementos artísticos que representassem pioneiros e pioneiras da cidade. Infelizmente, apenas a proposta vencedora tornou-se conhecida. 

Abaixo do "Peladão" há uma pequena câmara que foi prevista para funcionar como um espaço de preservação da memória do núcleo inicial da cidade. Contudo, devido a sua limitação física e o seu mal planejamento, que ocasionaram infiltrações, causando prejuízos a vários itens que haviam sido doados, o projeto nunca foi levado a cabo.  

Fontes: Acervo Foto Maringá / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.