CEASA na região central - 1987

1987


Possivelmente, estes registros datem do início de 1987, quando Central de Abastecimento, conhecida pela sigla CEASA, ainda operava na região central de Maringá, na avenida Mauá esquina com a avenida São Paulo. 

As CEASAS são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado e em uma determinada região. Em Maringá, esse objetivo teve início décadas atrás por meio do Município. 

Em outubro de 1962, as obras do Mercado Municipal de Maringá estavam paralisadas. Essa estrutura se tornou um grande problema de solução quase impraticável. Tendo assumido a construção, a prefeitura não pôde dar continuidade porque precisava respeitar os direitos adquiridos pelos compradores de seus boxes. Agravando ainda mais a situação, a construtora responsável não possuía mais condições de seguir com as obras. 

No início dos anos 1970, previu-se a implantação nesse local do Centro de Abastecimento de Maringá e Região (CEAMAR). Contudo, foi somente em maio de 1975 que o espaço entrou em funcionamento, mas como Horto Mercado. Posteriormente, o ambiente passou a ser administrado pela CEASA, por intermédio do Governo do Estado do Paraná. 

Em 15 de agosto de 1987, as suas operações foram transferidas para a saída de Campo Mourão, onde passou a funcionar nas novas estruturas que foram construídas pela Empreendimentos Imobiliários Ingá. Como parte do pagamento daquelas obras, o Paraná transferiu o terreno e o prédio que a Central vinha ocupando no Centro de Maringá. Os sócios da Ingá, então, promoveram melhorias e reaproveitaram o espaço para instalar o primeiro shopping da cidade, o Avenida Center, que foi inaugurado em 1989.

Fontes: Gerencia de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.