Gastão de Mesquita Filho - 1980

1980

Embora seja um dos grandes nomes da engenharia na história do Brasil, particularmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, o rosto de Gastão de Mesquita Filho não é tão lembrado. 

Nascido em 1895, o engenheiro civil começou suas atividades profissionais em 1919 e já era um profissional de sucesso quando teve início  a Era Vargas na década de 1930. 

Em 1945, quando a empresa inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná teve que ser vendida devido às  pressões nacionalistas do governo Vargas e à chamada de capital por parte da Inglaterra em virtude da Segunda Guerra Mundial, foi Gastão de Mesquita Filho quem adquiriu as terras que somavam quase um quinto do território do Paraná. Assim, ele tornou-se fundador e Diretor Superintendente da empresa que passou a se chamar Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

Na imagem publicada na revista Maringá Ilustrada, em 1978, Gastão aparece aos 83 anos, ainda como proprietário da empresa. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.