O placar da Constituinte - 1988

1988


Os maringaenses puderam acompanhar a votação dos deputados constituintes por meio de um painel colocado na praça Raposo Tavares em 1988.  

Mesmo com o fim da Assembleia Nacional Constituinte e com a nova Constituição já em vigor, o placar ficou por lá. O Diário do Norte do Paraná registrou naquele ano:

“Às vésperas das eleições municipais, onde quase todos os partidos apoiam um candidato, o placar instalado na praça Raposo Tavares para acompanhar como cada deputado e cada partido votaram quase não é notado pelos eleitores. Com a ideologia partidária um pouco fora de moda, parece que os maringaenses não usarão a Constituinte como bússola para votar”. 

Nas eleições realizadas em 15 de novembro de 1988 o município viu ser eleito o prefeito mais jovem de sua história, o engenheiro civil Ricardo José Magalhães Barros, que, junto de seu vice, Akito Willy Taguchi, conquistou 38.902 votos. Concorreram pelo PFL. 

Ainda participaram daquele páreo: João Preis pelo PMB, que somou 29.417 votos; Ademar Schiavone pelo PL, que totalizou 15.929 votos; o ex-prefeito Adriano José Valente pelo PDT, que fez 9.871 votos; Norberto de Miranda Silva pelo PT, que conquistou 1.211 votos; José Miguel Grillo pelo PS, que atingiu 641 votos. 

Fontes: Acervo de O Diário do Norte do Paraná / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo TRE / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.