O outro lado dos médicos maringaenses - 1998

1998


A capa é do álbum “O Outro Lado”, gravado entre setembro e outubro de 1998 no Estudio Digi&tal, em Maringá. Foi um dos primeiros registros dos famosos “médicos cantores” ligados à cooperativa Unimed (patrocinadora). Ou seja: eram profissionais da área médica que tinham o hábito de cantar como hobby.

O resultado do CD e das gravações que viriam depois ficaram acima da média. Os médicos também faziam shows bem concorridos. Um dos maiores entusiastas era o Dr. Celso Barreto: 

“A ideia é antiga. Começou como uma brincadeira, um sonho, um delírio: fazer um disco só de médicos!? Evidenciar os talentos, a prata da casa. Mostrar o nosso outro lado... E foi tomando corpo, virou realidade. O devaneio deu lugar ao projeto, a fantasia modificou-se em trabalho. Iniciamos os contatos, as conversas, mexendo com o sonho de muitos.

Brincadeira transformada em encontros, em prazeroso convívio. Reuniões, escolha de repertório, ensaios, gravações, fotos, textos. Desafio para quem é duas vezes amador:  minha lida é bem outra, sempre será, desgastante, às vezes, tensa. Amador também porque amo o que faço, o que sou, posto que ninguém é médico sem amar o que faz. E sobretudo ninguém é sadio sem amar o seu outro lado: o lúdico, o brincalhão, o artístico.

Agradecimentos: inúmeros, pois foi muito importante o apoio, o incentivo, o trabalho, as ideias de todos. Ao pessoal do estúdio, técnicos de gravação, músicos, a certeza de que nada seria possível sem a ajuda e a amizade deles.

E agora está pronto: o antigo sonho materializado, concluído. É gratificante vê-lo, tocá-lo. Enfim ter a coragem de tornar público o outro lado. (Celso Barretto, nov/98).”

O CD registra as seguintes músicas e seus intérpretes:

1 - Carrossel de Natal (Coral de Crianças) (*)

2 - Doce de Coco (Maria Teresa Coimbra)

3 - Viramundo (Robson Souza) 

4 - Ligia Helena (Celso Barretto)

5 - Sinal Fechado (Benedito Tel)

6 - Com que Roupa (José Francisco da Silveira)

7 - Sertaneja (Belo João Araujo)

8 - Resposta Adrenérgica (Rudimar R. Rios)

9 - Uno (Reynaldo Brovini)

10 - A Rita (Paulo Donadio)

11 - Blues Before Sunrise (Tulio Ravelli e Banda)

12 - Bachianinha N° 1 (Paulo Soni)

(*) A primeira faixa “Carrossel de Natal” foi composta especialmente por Heloisa Bersani. Ela é pianista, professora de música e muito ligada à medicina maringaense. É filha do também médico Maurilio de Oliveira e esposa do otorrino Sérgio Bersani.

A canção foi interpretada por um coral formado por 12 meninas, filhas de médicos: Ana Paula Scolari (9 anos); Fernanda Marçal Rios (6 anos); Gabriela Marçal Rios (7 anos); Camila Oliveira Bersani (9 anos);  Isabella Seixas Marin (10 anos);  Ligia Soni (8 anos);  Livia Porto Padovez (12 anos);  Luiza Lange Albino (9 anos);  Priscilla Gianotto (12 anos); Paula Soni (9 anos); Thalita Tissel Ruggeri (9 anos); Tirza Mogari (11 anos).


FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Unimed de Maringá

 Produção Musical: Celso Barretto

Arranjos: Celso Barretto / Cesar Ribeiro

Técnico de Gravação e Mixagem: Cesar Ribeiro / Paulo Machado

Masterização: Ivonil Machado da Silva

Encarte: WMM Propaganda

Foto: Heitor Marcon

Gravado em 32 canais no Estúdio Digi&Tal, em setembro e outubro de 1998.

Fontes:  Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.