1970
Feito pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes, o registro mostra um pequeno cachorro olhando compenetrado em direção de algo. A imagem é da década de 1970.
Embora existam, são raros os registros históricos que apresentem animais como seus protagonistas. Geralmente, eles aparecem em segundo plano, desfocados, ao fundo das mais variadas fotos. Em Maringá não é diferente. Mas isso não significa dizer que eles não estiverem no passado, servindo como companheiros ou mesmo como errantes abandonados pelas ruas e avenidas da cidade.
É preciso dizer que a relação de afeto com os animais era bastante diferente dos dias de hoje. Mesmo que fossem bem tratados, eram fatos isolados aqueles cachorros, gatos ou pássaros, que tinham livre acesso ao interior das residências. Em todo caso, o afeto dos bichos de estimação permaneceram leais aos seus tutores.
A foto em questão é um desses casos raros. Ficam as reflexões: qual seria o nome deste cachorro? Quem seria o seu dono? O que estaria olhando? Onde a imagem foi produzida? Perguntas que, talvez, jamais teremos respostas.
Fontes: Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.